Sobre o Investimento em Debêntures

22/03/2012 10:44

Tá aí um nome que soa estranho para muitas pessoas que acompanham o Mercado Financeiro de fora. Imagina só, ouve ou lê alguma coisa como “Debênture Quirografária Conversível Ações”. Até dá medo um negócio desses!

 

Veremos que não é nenhum bicho de sete cabeças e inclusive é um tipo de investimento que pode trazer um bom retorno!

 

Vamos imaginar que uma grande empresa quer fazer uma captação, com isso, uma  das formas de conseguir os recursos no Mercado é emitir Debêntures.

Uma Debênture representa um título de uma dívida de médio ou longo prazo. Se você compra um título dessa empresa, torna-se um Debenturista.

 

Há vários tipos de Debêntures, mas no nosso caso vamos tratar de Debêntures simples, Públicas e não conversíveis em ações.

Para pequenos investidores, serão estas que estarão disponíveis!

 

Mas qual a vantagem de comprar esse título?

Bom, quando você compra uma Debênture, está financiando a empresa e em troca disso receberá uma remuneração pré-estabelecida.

Todas as características da Debênture estarão no Aviso ao Mercado e também no Prospecto Preliminar (informações como cronograma, valor mínimo, remuneração, prazo de vencimento e etc)

A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.

Um ponto importante a ser observado é o rating dessê título, pois é nele que está embutido o risco. Quanto maior o risco, melhor a remuneração, por exemplo. Rating é uma classificação efetuada por empresa especializada independente (agência de rating) que reflete sua avaliação sobre o grau de risco envolvido em determinado instrumento de dívida. No caso de uma emissão de debêntures, avalia a probabilidade da empresa emissora não honrar os compromissos financeiros assumidos na escritura de emissão (risco de default) calote.

 

Vamos a um exemplo prático!

Atualmente (março/2012) o BNDES está em processo de emissão de Debêntures.

 

OFERTA PÚBLICA DE DEBÊNTURES DA BNDESPAR

Título de Renda Fixa com investimento a partir de R$ 1.000 e três alternativas de rentabilidade: Prefixada, Flutuante com Juros de Referência TJ3 (ver seção “Definições” no suplemento) fixadas trimesttralmenten e vinculada à Inflação (IPCA).

“Trecho retirado do site do BNDES”

 

Vejam só, com R$ 1.000 você já consegue comprar uma Debênture do BNDES e lá no vencimento você receberá o valor investido + remuneração escolhida ( que no caso tem três opções).

 

Abaixo temos o Aviso ao Mercado e também os aspectos operacionais dessa emissão específica!

https://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/download/BNDESPAR-AvisoMercado.pdf

 

https://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Relacao_Com_Investidores/Debentures_BNDESPAR/material_2012.html#operacionais               

 

Esta também acaba se tornando mais uma opção de investimento!!

Isso aí pessoal!! Qualquer dúvida, sugestão ou comentário avulso, não hesite em entrar em contato logo abaixo! Caso tenha gostado, dê um 'joinha' no facebook rsrs!!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!