Dinâmica do Cartão de Crédito

06/03/2012 18:41

O uso do cartão de crédito é muito cômodo tanto para o consumidor quanto para o comerciante.

Este meio de pagamento traz inúmeros benefícios como:

Do lado do Consumidor

- facilidade para efetuar o pagamento, já que você não precisa ter dinheiro na carteira.

- você está utilizando o dinheiro de um terceiro para fazer sua compra. Ou seja, tem Crédito.

- dá para ter um ótimo controle sobre seus gastos, pois as faturas estão cada vez mais detalhadas.

- facilidade quanto às compras internacionais, parcelamento ‘sem juros’, bonificações, milhas, promoções e etc. etc.

É possível listar uma série de benefícios...

Do lado do Comércio

- nova opção de pagamento, e isso atrai novos consumidores. Não aceitar Cartão de Crédito acaba se tornando algo como ‘deixar de ganhar’.

- não há acumulo de dinheiro em caixa, o que é extremamente nocivo ao estabelecimento em caso de assalto. (apesar que já vi sobre assaltos em que mataram o dono do estabelecimento justamente por não haver dinheiro em caixa. Enfim ...)

- agilidade no recebimento, controle, benefícios exclusivos junto a operadoras de cartão e etc. etc.

É possível listar também uma série de benefícios...

Bom, é sabido por todos que por trás dos benefícios temos juros praticados ao mesmo nível da agiotagem caso você atrase um pagamento, mas no nosso caso não entraremos nesse mérito. Se você jogar no Google “vantagens e desvantagens de um Cartão de Crédito”, é certo que haverá centenas de sites.

No nosso caso vamos um pouco mais a fundo

Para você que já se perguntou como são possíveis as operadoras de cartão conseguirem negociar com seus devedores o perdão de praticamente 100% da dívida, darem altos descontos e também ficarem insistindo compulsivamente para você não cancelar o cartão.

A resposta é bastante simples; além é claro dos altos juros cobrados, a operadora ganha cada vez que você usa o cartão.

Pegaremos um exemplo prático de uma pizzaria

Em contato com o dono do estabelecimento, eles pagam uma taxa de 3,5% à operadora por transação, ou seja, cada vez que o consumidor utiliza o cartão de crédito para comprar uma pizza ou qualquer coisa que seja, esse percentual é descontado do estabelecimento.

Além desse "pênalti” cobrado, precisam pagar ainda uma taxa de R$ 138,00 pelo modelo GPS, a máquina móvel, que na verdade funciona como o aluguel do aparelho. Na verdade esses valores variam de acordo com tipo de negócio, volume negociado, tipo de máquina utilizada, relacionamento junto à operadora e etc. Há também uma cobrança quando pagamos com o cartão de débito.

Este percentual funciona +/- como uma taxa de risco, ou seja, é o que a operadora cobra para assumir a ‘dívida’ do cliente. É nessa que eles ganham dinheiro, pois além de darem uma mordida no estabelecimento, dão inúmeras formas para o sujeito conseguir pagar a fatura, como por exemplo, o pagamento mínimo.

O pagamento mínimo corresponde a 15% do valor total da Fatura, e como todos falam por aí, em hipótese alguma opte pelo mínimo, pois os juros – olhando aqui na minha fatura do Cartão Porto Seguro – está em torno de 8,40% ao mês e ao ano está em torno de 163,35%.

Por fim é um negócio da China, pois convenhamos, brasileiros no geral são bons pagadores.

Sobre anuidade

Bom, quando utilizamos o cartão já estamos pagando por ele, então não faz sentido algum pagar a anuidade.

Mas por quê? Teoricamente os estabelecimentos não deveriam repassar esse custo ao consumidor, mas é muito provável que ele esteja embutido no preço.

Ou seja, a operadora está ganhando nas duas pontas. Cobrando o estabelecimento pelo percentual da sua compra e ainda cobrando anuidade, sem contar as taxas estratosféricas – de novo - caso você atrase um pagamento ou deseje parcelar o pagamentos.

Então, caso você esteja pagando a anuidade, ligue agora e trate de negociá-la. É 100% de chance no mínimo de te isentarem!

 Apesar de tudo que foi dito, vale ressaltar que o uso do cartão é extremamente desejável, porém quando usado com consciência. Outro ponto é que aquela máxima dita pelos professores no colégio “Se for pagar a vista e no dinheiro peça desconto” é verdadeira.

 Na verdade esta postagem é mais para deixar transparente a utilização dessa ferramenta.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!