Bandas de Bollinger – Bollinger Bands

Recebe esse nome porque um grande investidor, John Bollinger, o criou.

Com essa ferramenta você poderá identificar vários momentos que sugerem compra ou venda ações. Ao utilizar as Bandas de Bollinger você terá três linhas:

Uma banda superior

Uma banda inferior

Uma média móvel que ficará entre as duas bandas além da linha de preço da ação.

 

Quanto mais a linha de preço da ação se aproxima da banda inferior, significa que o preço da ação está “barateando”. Uma vez que a linha de preço da ação ultrapassar a banda inferior, poderá ser uma boa oportunidade de Compra.

Quanto mais linha de preço da ação se aproxima da banda superior, significa que o preço da ação está “encarecendo”. Uma vez que a linha de preço da ação ultrapassar a banda superior, poderá ser uma boa oportunidade de Venda.

Se o preço da ação se distancia da Banda inferior os vendedores estão perdendo a força.

Se o preço da ação se distancia da Banda superior, temos menos compradores.

Se o preço da ação fica entre as bandas sem uma direção definida, pode representar um momento chamado “acumulação”.

Quer dizer que muitas pessoas estão comprando e vendendo as ações dentro de um intervalo de preço bem curto até que se forme uma tendência de alta ou baixa. O estudo feito por John teve como resultado que o preço da ação oscila quase 90% do tempo dentro das Bandas.

As Bandas são ótimos indicadores para os momentos em que o mercado apresenta uma volatilidade muito alta.

Em mercados com tendência de baixa, pode ser arriscado comprar ações utilizando somente este indicador já que, os preços ficam muito próximos da Banda inferior por muito tempo até que haja uma reversão.

Veja um exemplo da utilização das Bandas de Bollinger!

 

Bandas Bollinger Bradesco– BBDC4 – Período de 3 meses

Gráfico confeccionado através do Home Broker BanifInvest

Ainda sobre Análise Técnica, perceba que em alguns momentos em que você terá que “viajar”. Principalmente para identificar as figuras de reversão. Bom, espero que essa pincelada clareie um pouco à respeito da Análise Técnica.

Cada dia é um aprendizado. O negócio é estudar e muito. Lembre-se também que aquele jargão utilizado por muitos operadores é verdadeiro; “se fosse fácil todo mundo estaria rico”.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!