Estratégias usando Análise Técnica

Análise técnica é a análise gráfica ou vice versa.

Conheço caras que vivem disso. Observando gráficos das cotações de determinadas ações, conseguem detectar bons momentos para comprar e vender.

Grafistas por si só não dão a mínima para dados fundamentalistas das empresas. Realmente é uma arte e requer muito e estudo.

Não irei entrar no mérito de me aprofundar nesse assunto. Há livros muito bons no mercado que só falam disso e ao final darei  referências para você ficar ligeiro com Análises Gráficas.

 

O intuito aqui é que você saiba que existe e é ótima ferramenta para não dizer que é fundamental para quem deseja operar no Mercado de Capitais.

 

Indicarei algumas ferramentas bem triviais que são utilizadas pelos grafistas. Note que existem mais de cem tipos de análises técnicas.

Espero que com isso, possa de alguma forma clarear os horizontes e tornar este assunto muito atraente para você.

 

Sobre gráficos...

Para todos os exemplos às cotações estão do lado direito do ativo e vou repetir várias vezes que, não utilize somente um indicador para definir sua estratégia.

 

A dinâmica desse tópico será semelhante aos demais. As estratégias ficarão no quadro ao lado =D

 

Bom, antes das estratégias vamos conhecer os tipo de gráfico:

1º Gráfico de barras.

No gráfico de barras cada “barrinha” na vertical representa um dia/pregão. A ponta superior representa o valor máximo da cotação atingida daquele dia e a inferior representa o mínimo.

A abertura é representada pelo tracinho na horizontal do lado esquerdo e o fechamento é representando pelo outro tracinho do lado direito.

 

Ex.: gráfico de Barras da Natura NATU3 de pregões diários pelo período de 3 meses   

Gráfico extraído do Home Broker  BanifInvest

 

2º Gráfico de linhas

Este gráfico é representado por pontos interligados. Correspondente a valores, geralmente é demarcado pelos preços de fechamento.

 

Exemplo: Gráfico de Linhas da ação da Companhia Siderúrgica Naciona – CSNA3 diário

Gráfico extraído do Home Broker  BanifInvest

 

3º Dos mais usados... Candlestick

Candle = vela

Cada “vela” representa um pregão.

A cor representa se o pregão foi de alta ou de baixa. Nesse caso o candle verde representa um pregão de alta e o vermelho de baixa. Esse corpo do candle mais largo representa o espaço entre a abertura e o fechamento no dia. O traço mais fininho representa à máxima e a mínima do dia.

 

Exemplo do Gráfico de Candlestick da ação da Bovespa Holding pelo período de 2 meses

Gráfico extraído do Home Broker  BanifInvest

 

O legal da análise técnica é que você pode usar várias ferramentas ao mesmo tempo.

Existem vários livros que falam especificamente de Candlestick, pois observando os candles é possível detectar momentos interessantes para comprar ou vender alguma ação.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!